O Dugongo (Dugong dugon) é o menor membro da ordem Sirenia, uma ordem de mamíferos marinhos que inclui igualmente o peixe-boi. O nome Dugongo vem da palavra malaia duyung, que significa sereia. emotion_kirakira
A diferença entre um Dugongo e um Manatis (peixe-boi):
Uma diferença óbvia entre manatins e dugongos é a forma da cauda, uma vez que os manatins possuem uma cauda arredondada parecida com a dos castores ou dos ornitorrincos, enquanto os dugongos apresentam dois lobos laterais, idênticos aos dos golfinhos. As barbatanas peitorais são muito flexíveis e podem ser usadas para trazer comida à boca, para além de permitem orientar a natação. Apresentam uma cor entre o cinzento e o castanho e os manatins do Amazonas normalmente têm manchas brancas ou rosadas na zona ventral.
Esta espécie ocupou antigamente todas as regiões tropicais do Oceano Índico e Oceano Pacífico mas atualmente tem uma distribuição mais restrita, vivendo especialmente na Grande Barreira de Coral (o maior recife de coral do mundo na costa da Austrália) e no Estreito de Torres. Podem atingir três metros de comprimento e quinhentos quilogramas de peso. Ao contrário dos triquequídeos (Peixe-boi), possuem dentes afiados e são capazes de caçar pequenos animais como lagostas e outros crustáceos. Eles se alimentam também algas marinhas.
As algas são ricas em nitrogénio e de fácil digestão para os dugongos, que não têm divisões no estômago mas cujos intestinos são muito longos e com bactérias que processam eficientemente a celulose das algas.
Os Dugongos fazem parte da ordem dos sirênios e é composta por mamíferos aquáticos predominantemente herbívoros e são parentes próximos dos atuais elefantes.
Ao contrário de outros mamíferosm eles não conseguem suster a respiração dentro da água durante muito tempo mas podem respirar com a maior parte do seu corpo submersa. Os olhos e ouvidos ficam do lado da cabeça e os seus movimentos são caracterizados como sendo lentos e graciosos.
Os dugongos tiveram um importante papel na tradição e cultura dos povos aborígenes e do Estreito das Torres e continuam a ser caçados ainda hoje, com restrições legais. A maior ameaça à sobrevivência dos dugongos é a perda do seu habitat natural devido à poluição marítima, provocada pelo despejo de lixo industrial e urbano nas águas bem como à diminuição da vegetação aquática.
As redes de pesca para certos tipos de peixe e para os tubarões têm contribuído para o afogamento de dugongos na Austrália, tendo sido substituídas por outro tipo inofensivo para estes animais.
Uma música cantada por Cocco-san, homenageando-os:
emotion_bigheart The Hill of Dugongs:
http://www.youtube.com/watch?v=VSXdNtlrgkw
Obs.: A equipe do Gaia bem poderia inserir essas duas espécies nos nossos aquários, né?
Bibliografia:
http://www.youtube.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/
http://quimerainsular.blogspot.com.br/
http://salvador-nautico.blogspot.com.br/